IMG-LOGO

Vendas de móveis desaceleram no e-commerce em julho

Por Natalia Concentino - 24 de Setembro 2019
buy-3692440_1280.jpg
Vendas de móveis desaceleram no e-commerce em julho

Os brasileiros estão comprando cada vez mais online, de acordo com o Mastercard SpendingPulse, as vendas do e-commerce subiram em julho. Porém o indicador, que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos do varejo em todos os tipos de pagamentos, mostrou que os setores de móveis, eletrodomésticos, supermercados e combustíveis desaceleraram ligeiramente no período.

As vendas do e-commerce cresceram 12,5% no ano a ano, com três setores – farmacêutico, vestuário e eletrônicos – apresentando desempenho bem acima da média. No entanto, o desempenho dos setores de móveis, hobby e livrarias ficou abaixo da média de vendas online.

Em julho, as vendas totais – incluindo comércio eletrônico e vendas de lojas físicas com todos os tipos de pagamento – cresceram moderadamente, um aumento de 1% em relação ao ano anterior (excluindo vendas de carros, materiais de construção, restaurantes e roupas de cama, mesa e banho).  Vestuário, produtos farmacêuticos, itens pessoais e domésticos superaram as vendas totais, enquanto os setores de móveis, eletrodomésticos, supermercados e combustíveis desaceleraram um pouco.

Ao analisar os números por região, o Norte (1,1%), Sudeste (1,9%) e Sul (5,0%) apresentaram desempenho acima da média nacional. Especificamente no Sul, o frio intenso levou a um aumento nas vendas sazonais nas indústrias de roupas e restaurantes. O Nordeste (-1,1%) e o Centro-Oeste (-1,9%), no entanto, ficaram abaixo dos números do varejo quando comparados ao mesmo período do ano anterior.

“Em julho vimos um forte crescimento de dois dígitos nas vendas do e-commerce, que representa uma continuação de tendência à medida que mais e mais consumidores compram em seus telefones e outros dispositivos”, disse César Fukushima, diretor de análise avançada da Mastercard no Brasil.

Comentários