dollars-3502286_640.jpg

Vendas gerais do varejo crescem 6,29% em maio no Paraná

De acordo com os dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), o varejo paranaense apresentou um crescimento de 6,29% em maio, se comparado com o mesmo período do ano passado. O destaque ficou para o setor de óticas e o de cine-foto-som que apresentaram os melhores índices, devido a variação de produtos ofertados. O setor de “Móveis, Decoração e Utilidades Domésticas” apresentou variação positiva de 6,34% em relação a maio de 2018, porém teve uma queda em relação às vendas de janeiro a maio deste ano.

Na comparação com o mês de abril, as vendas dos diversos setores do varejo foram 4,87% superiores. No acumulado do ano, o varejo geral do estado registra alta de 3,35%. Porém o setor moveleiro não vem tendo um bom desempenho em Maringá e na região Oeste, o que provocou um resultado negativo no início do ano, como pode ser observado na tabela abaixo:

 

De abril a maio de 2019, “Móveis, Decoração e Utilidades Domésticas” também enfrentou queda nas vendas (-0,92%), com o varejo em índice negativo em Curitiba e região metropolitana, registrando -9,16%. Já a região Sudoeste do estado esteve em ascensão no setor, apresentando variação positiva de 21,30%. Veja os dados das outras regiões na tabela a seguir:

 

Apesar do bom resultado geral de maio, os lojistas da região Sudoeste acumulam perdas de 9,51% na comparação com igual período do ano passado, da mesma forma que os londrinenses, com redução de 1,55% no faturamento. A região Oeste apresenta o melhor indicador do varejo acumulado, com alta de 5,57%, seguida por Curitiba (5,06%), Maringá (3,26%) e Ponta Grossa (2,59%).

Confira a comparação entre os meses de maio de 2019 e 2018, resultando no aumento das vendas do varejo na tabela abaixo:

 

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato