IMG-LOGO

Via Varejo inaugura sua primeira loja smart

Por Jeniffer Oliveira - 24 de Novembro 2017
789.jpg

A Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio, abriu sua primeira loja smart na última quinta-feira (23). Este novo formato apresenta área 30% menor e mais integração com os canais digitais. A nova unidade, que é da bandeira Pontofrio, foi inaugurada em Canoas (RS).

 

Até o fim desse ano, a varejista pretende abrir mais 10 lojas neste conceito e converter 250 de suas unidades para o novo formato. O plano é que todas as lojas da Via Varejo se tornem smart em 2018.

 

Com mostruário físico menor, parte dos produtos são exibidos em terminais conectados à Internet. Outra novidade é o uso de mapas de calor para captar a movimentação de clientes. As tecnologias aplicadas também permitirão a redução de funcionários, a média que era 20 passará a 14.

 

"Com este conceito, podemos entrar em mercados onde até agora não estamos presentes", disse diretor executivo de lojas físicas, Paulo Naliato. A expectativa da Via Varejo é que a loja smart deverá ser mais rentável que uma loja normal, com mais vendas por metro quadrado.

 

Além disso, a companhia espera poder concluir a venda de produtos abandonados pelos clientes nos carrinhos do comércio eletrônico da Via Varejo. Isto porque o aplicativo da companhia usado pelo cliente para iniciar uma compra pelo celular, por exemplo, vai se conectar com o sistema da loja smart.

 

O plano para o novo formato de loja acontece em meio aos esforços da Via Varejo para fomentar a modalidade em que o cliente compra o produto pela Internet, mas opta por retirá-lo na loja física que estiver mais próxima, algo que pode produzir uma redução no custo de logística da ordem de 20%.

 

"Teremos que investir muito menos tempo com o cliente para sabermos no que ele está interessado. O diálogo entre vendedor e cliente não vai começar do zero", disse Naliato, revelando que a Via Varejo pretende abrir 70 lojas no Brasil em 2018, todas no formato smart. "Vemos oportunidades importantes no interior de São Paulo, no Nordeste e no Sul do país", afirmou o executivo.

Comentários