IMG-LOGO

Volume de venda de móveis no ano é negativo

Por Jeniffer Oliveira - 13 de Novembro 2018
volume-de-venda-de-moveis.jpg

Em setembro de 2018, o volume de vendas do comércio varejista nacional mostrou recuo de 1,3%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após avanço de 2,0% em agosto. Na série sem ajuste, no confronto com igual mês do ano anterior, o comércio varejista assinalou estabilidade (0,1%) em setembro de 2018. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 3,3% em agosto para 2,8% em setembro, sinaliza perda de ritmo de vendas.

 

Em setembro, móveis registrou um volume de vendas 2,4% menor do que o verificado em setembro do ano passado. O resultado é negativo, porém menor do que o verificado em julho (-6,7%) e agosto (-3,8%) na mesma base de comparação com meses de 2017. No acumulado do ano – janeiro a setembro – móveis apresenta queda de 3,5%, indicador levemente menor do que -3,6% verificados no acumulado do ano em julho e agosto deste ano. Nos últimos 12 meses, o volume de venda de móveis registra recuo de -0,4%, o primeiro índice negativo anualizado em 2018.

 

Em receita nominal de vendas os resultados são um pouco melhores. Na comparação com setembro de 2017, o recuo é de -1,3%. No acumulado de janeiro a setembro, -3,2% e na taxa anualizada, -0,1%.

 

Os dados são da pesquisa mensal de comércio do IBGE.

Comentários