IMG-LOGO

Realidade brasileira pode atrapalhar a Amazon

Por Jeniffer Oliveira - 11 de Abril 2018
trajano-amazon-brasil.jpg

Na visão do presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, a Amazon enfrentará dificuldades para crescer no País, considerando o fato de que o Brasil tem uma realidade diferente do mercado externo.

 

A declaração foi feita durante evento realizado na cidade de São Paulo nesta terça-feira (10). Trajano afirmou que empresas de relevância no exterior não tiveram sucesso em terras brasileiras, citando exemplos do Citibank e Walmart. “Como disse Tom Jobim, o Brasil não é para iniciantes. A realidade aqui é diferente do que vemos lá fora. Não acho que vai ser trivial crescerem no Brasil", complementa.

 

O presidente da varejista comentou sobre a necessidade de avaliar a estrutura tributária em dezenas de estados para a empresa conseguir implementar a venda por dispositivos online nas lojas, o que mostra a complexidade da operação.

 

“Existem três jabuticabas brasileiras que são barreiras à atuação de empresas de e-commerce internacionais no Brasil: a infraestrutura logística, a estrutura tributária e o custo de capital”, acrescentou Trajano.

 

Notícias de uma atuação mais intensa da Amazon no Brasil têm provocado constantes mudanças nas ações de empresas de varejo nacionais, inclusive do próprio Magazine Luiza. Em março, a Reuters antecipou que a Amazon se reuniu com fabricantes de eletrônicos, perfumaria e outros produtos para negociar a compra direta de mercadorias e se encarregar da armazenagem e entrega delas no Brasil. Para Trajano, no entanto, questões como logística devem criar desafios para o grupo norte-americano no País. “É uma realidade muito diferente das empresas que prosperam lá fora”, pontua o executivo.

Comentários