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Casas Bahia destaca como aplica IA estrategicamente nas vendas

Revisado Natalia Concentino - 04 de Novembro 2025
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Imagem: Divulgação

Para Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia, aplicar inteligência artificial (IA) exige, mais do que ação, estratégia. Com isso em mente, a companhia prepara uma série de expansões a partir de 2026, passando, principalmente, pela consolidação do uso de modelos. A fala aconteceu durante o AI Brasil Experience 2025.

 

O executivo destaca que o desafio do setor não está em adotar a tecnologia, mas em aplicá-la com propósito. “Hoje, 95% dos projetos de IA não trazem retorno porque são implementados sem clareza de objetivo”, afirma, reforçando que o grupo tem buscado usar a IA como meio para decisões mais inteligentes, e não como fim em si.

 

Em anúncio recente, vale lembrar que a varejista firmou uma parceria comercial com o Mercado Livre para vender seus produtos no marketplace.

 

Aplicações de IA

 

Entre os principais cases de IA do Grupo Casas Bahia, o executivo apresentou duas frentes que vêm transformando o desempenho das operações: sortimento e precificação dinâmica.

 

No primeiro, a companhia passou a definir o cluster de cada loja com base em um algoritmo que utiliza variáveis preditoras de demanda, otimizando o mix de produtos conforme o perfil local. O resultado, segundo Franklin, foi um aumento de 30% na produtividade por SKU e um ponto percentual adicional na margem de contribuição.

 

Já na outra área, a empresa adotou uma solução analítica que combina elasticidades e um otimizador de preços. O sistema é alimentado por objetivos comerciais e permite ajustar parâmetros de forma flexível, o que possibilita simulações de diferentes cenários de preços e margens com base em dados de mercado e comportamento do consumidor.

 

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Black Friday movida a dados

 

Franklin explica que a varejista também tem aplicado a IA em ações de engajamento e campanhas sazonais, com destaque para a Black Friday 2025. As ofertas data-driven são definidas a partir da observação das buscas dos usuários e do comportamento em tempo real no e-commerce, permitindo que as equipes de marketing e comercial atuem de forma mais assertiva para converter intenção em compra.

 

Fonte: ecommercebrasil.com.br

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