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Faturamento do varejo de móveis no Paraná sobe 25% em fevereiro

O faturamento do varejo paranaense em fevereiro de 2021 foi 25,63% superior ao computado no mesmo mês de 2020, nos setores de móveis, decorações e utilidades domésticas.

De forma geral, o desempenho do varejo no estado foi praticamente o mesmo do registrado nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). Segundo dados da Pesquisa Conjuntural realizada pela instituição, as vendas no acumulado de janeiro e fevereiro de 2021 foram apenas 0,46% menores do que em igual período do ano passado, em um cenário pré-pandemia.

O resultado demonstra o movimento ascendente da economia paranaense no início deste ano, antes do agravamento do número de casos de covid-19 no estado e no país. Tanto que o faturamento do varejo em fevereiro foi 1,50% superior ao computado no mesmo mês de 2020, nos setores de móveis, decorações e utilidades domésticas (25,63%). Esse aumento também foi observado nos setores de materiais de construção (17,82%) e farmácias (11,79%).

Além disso, esses foram os segmentos do comércio que mais se destacaram no primeiro bimestre de 2021: móveis, decorações e utilidades domésticas (9,69%), farmácias (13,27%), materiais de construção (11,40%) e, bem como os supermercados (5,10%). Entretanto, outros setores acumulam grandes quedas, seguindo as mudanças nos padrões de consumo apontadas durante a pandemia: vestuário e tecidos (-30,02%), calçados (-28,93%) e livrarias e papelarias (-28,20%).

Já na comparação com janeiro, as vendas do varejo paranaense em fevereiro foram 1,25% menores.

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Análise regional

O comércio de Londrina teve o melhor desempenho no bimestre, com alta de 3,60%, seguido por Curitiba e Região Metropolitana (2,05%) e Ponta Grossa (1,24%). As regiões de Maringá (-11,02%), Oeste (-6,82%) e Sudoeste (-1,13%) acumularam perdas.

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