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Game é uma ótima alternativa para engajar equipes de venda

Por Natalia Concentino - 22 de Outubro 2021
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“Em uma competição, a ambição individual serve o bem geral”. A frase é de Adam Smith, o pai da economia moderna. Dita três séculos atrás, ela respalda um método relativamente novo no mundo corporativo do século 21, a gamificação, que sucintamente, usa a mecânica, a dinâmica e a estética dos jogos em sistemas não relacionados a jogos. Ao lidar com metas, competição, pontuação, ranking e recompensas, esse sistema lida também com elementos como motivação, envolvimento e engajamento para turbinar os lucros de empresas de uma forma espantosa.

“É um jeito de mensurar performances feita de uma maneira lúdica e funciona porque todo mundo gosta de jogos”, define Fabiano Zanzin, idealizador do Método 4 Leis e fundador do Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança. “É algo sério que pode ser levado na brincadeira”, complementa o consultor que implantou o sistema em duas fábricas do setor: Demóbile e Anjos Colchões.

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O ato de formatar um processo de venda em um jogo apareceu pela primeira vez em 2008 e desde então gerou aumentos de 11% a 50% nas principais métricas de vendas. Atualmente, é usada por empresas como FedEx, Nike, SAP, Pearson, Cisco, United Airlines, Microsoft, Target, Spotify, Siemens, GE, IBM, McDonald's e muitas outras. A gamificação ajudou a HP a obter aumento na receita de cerca de 31% a 44% (dependendo da região). No varejo brasileiro, o maior exemplo é o do Magazine Luiza... Clique aqui para continuar lendo.

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