Indústria de mobiliário gera 500 mil empregos... na China
O distrito de Nankang, localizado na província de Jiangxi, no leste da China, antes considerada uma região pobre, tornou-se hoje a maior base de fabricação de mobiliário de madeira maciça do país.
Com mais de 20 mil fábricas e empresas associadas, Nankang consome cerca de 40% da madeira importada pela China. No primeiro semestre deste ano, o valor da indústria moveleira local atingiu 140 bilhões de yuans, equivalente a 110 bilhões de reais.
Conhecida como a "terra dos carpinteiros", Nankang tem uma longa tradição na marcenaria. No início da reforma e abertura, cem mil carpinteiros migraram para a província de Guangdong, uma das regiões pioneiras no desenvolvimento econômico, em busca de melhores oportunidades. A partir da década de 1990, muitos desses profissionais retornaram à sua terra natal e iniciaram seus próprios negócios.
Apesar do crescimento, a falta de recursos florestais sempre foi um obstáculo para o avanço da indústria local. No entanto, com a entrada em operação do porto de Ganzhou, próximo a Nankang, passou a ser possível suprir um terço da demanda por madeira da região. Além disso, os móveis fabricados em Nankang começaram a ser exportados para mais de cem países e regiões, também por meio do porto.
Hoje, Nankang é um exemplo de superação da pobreza por meio do desenvolvimento industrial, com uma cadeia moveleira que gera cerca de 500 mil empregos.
Fonte: CMG




Comentários