Nosso Adeus a Francisco Dias, um dos fundadores da Ortobom

Faleceu nesta quinta-feira (19) o empresário Francisco José Dias, aos 85 anos, no Rio de Janeiro.
Francisco, junto com os irmãos Ernesto (já falecido) e Júlio Dias, construíram uma das maiores companhias do Brasil, a Ortobom, e deixa um grande legado ao segmento colchoeiro.
Os três irmãos cresceram, aprenderam e empreenderam juntos. Descendentes de imigrantes portugueses, a família se estabeleceu na região de Bálsamo, quando seu patriarca, Ernesto, iniciou a formação profissional deles no segmento de secos e molhados.
Por volta 1969, na cidade de São Paulo, os irmãos fundaram a Metalonita, especializada na fabricação de camas de campanha – aquelas camas dobráveis que eram usadas quase sempre para as visitas da casa. Nesse momento, a Metalonita comprava colchões e os acoplava nas camas de campanha que vendia. Contudo, a ambição por expandir os negócios levou a empresa a fabricar a sua própria espuma e os colchões, assim como já fazia com as camas.
O trabalho duro e incansável, de domingo a domingo, fez a Metalonita se diferenciar e ganhar mercado. A oportunidade ao ver o potencial comercial do interior do país foi crucial para a expansão dos negócios nos anos 80.
Com foco no trabalho duro e a disposição de visitar cada município, em todos os cantos do país, fizeram a Metalonita expandir rápido e ser considerada uma das maiores no segmento, nascendo, assim, a Ortobom.
Nos anos 2.000, a Ortobom já era a empresa mais premiada em pesquisas de opinião de marca graças à visibilidade de seus produtos, da sua rede de franquias e da parceria com grandes magazines.
Ernesto, Francisco e Júlio Dias, sempre trataram o negócio com prioridade em suas vidas, considerando o trabalho duro, árduo e desbravador como fator preponderante para o sucesso.
E, tendo casado cedo, sempre envolveram os seus filhos nas responsabilidades e na construção do negócio.
Em 2016, os irmãos Dias, foram condecorados com o título de “Notáveis Industriais Colchoeiros” pela Abicol – Associação Brasileira de Colchões.
O sepultamento de Francisco Dias acontece nesta sexta-feira (20), as 13:30 horas, no Cemitério Jardim da Saudade – Paciência -, no Rio de Janeiro.
Comentários