IMG-LOGO

Preço do TDI volta a subir forte na China por conta da alta demanda

Por Edson Rodrigues - 13 de Março 2021
9d5e51b1c08ae75002e61a17dd641d76.jpg

De acordo com dados da lista geral da SunSirs, grupo líder na China de informações e preços de commodities, o preço de mercado do TDI no leste da China foi de 18.250,00 RMB / tonelada, no final de fevereiro em comparação com 12.533,33 RMB / tonelada no final de janeiro, um aumento de 50,6% no período e de 64,9% na comparação com fevereiro de 2019.

A forte alta observada se deve, segundo os especialistas da SunSirs, a alta demanda tanto do mercado chinês quanto das exportações.

LEIA MAIS: O POÇO DE AUMENTO DOS INSUMOS PARECE NÃO TER FUNDO

“No momento, as fontes de mercadorias no exterior são escassas, a demanda de exportação dos fabricantes é boa. Além disso, a planta de TDI de 300.000 t/ano da BASF em Ludwigshafen, Alemanha, está programada para entrar no período de manutenção entre março a abril, o que mais uma vez beneficiará o mercado de exportação. Após a parada, o mercado a jusante retorna gradualmente à estabilidade. Dado o desempenho da oferta e da procura, o mercado tem uma forte mentalidade altista”, escreveu o analista de dados TDI da SunSirs.

Esta notícia é um balde de água fria para quem esperava certa estabilidade dos preços do TDI, principalmente considerando os elevados custos do frete entre a China e o Brasil, que deixa o insumo chinês muito mais caro no País.

Conforme já escrevemos antes aqui no portal Móveis der Valor, o poço dos aumentos de preços dos insumos parece não ter fundo.

Veja abaixo o comportamento de preços de TDI no leste da China nos últimos seis meses:

Comentários

Ari Bruno Lorandi

Jornalista profissional com mais de 40 anos de atividades. Atua em estratégias de comunicação e marketing no setor moveleiro há 30 anos. É Diretor de marketing do Intelligence Group do Brasil, empresa de comunicação e marketing com sede em Curitiba. A empresa publica a revista Móveis de Valor, Móveis de Valor Norte & Nordeste, Anuário de Colchões Brasil e criou a primeira TV do setor moveleiro no mundo em atividade desde 2008.