IMG-LOGO

Preço de móveis no varejo sobe 0,09% em março

Por Jeniffer Oliveira - 11 de Abril 2018
preco-varejo-moveis-marco-2018.jpg

É possível que a pressão de oferta tenha diminuído no varejo por conta da maior procura por móveis. Esta possibilidade encontra justificativa na alta de 0,09% no preço dos móveis no varejo em março, segundo a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Coincidentemente, esse é o mesmo percentual do IPCA geral medido pelo IBGE.

 

Segmentos

 

Além desse indicador, o segmento de móveis para sala apresentou evolução de 0,37% nos preços. Este item era um dos que apresentava maior deflação e agora é o terceiro com menos recuo entre os cinco pesquisados, no período de janeiro a março.

 

Também chama atenção o leve recuo (0,07%) no segmento de colchões, tradicionalmente um item que vinha apresentando elevadas taxas até o final de 2017. Tanto que, no período de 12 meses terminados em março, a alta do preço dos colchões no varejo alcançou 5,71%, ante um IPCA geral de 2,68% e um IPCA de mobiliário com -1,54%.

 

Estados

 

Na avaliação por estados, a maior alta no preço dos móveis em março ocorreu em Goiás, com 0,94% e a maior queda, no Rio Grande do Sul, com -2,22%. No acumulado de janeiro a março, Goiás registra a maior alta, com 2,75% e, o Rio Grande do Sul, o maior recuo, com -3,12%. Nos últimos 12 meses, a maior queda aconteceu no Pará (-6,04%) e a maior alta em Goiás com 3,56%.

 

Veja a seguir o quadro completo do IPCA de março:

 

Comentários