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Preços do e-commerce caem 2,97% em abril

Por Daniela Maccio - 18 de Maio 2017
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O índice FIPE Buscapé teve deflação de 2,97% em abril, frente ao mesmo período de 2016. De acordo com o Índice de Preços que acompanha os valores de produtos no e-commerce brasileiro, é o quinto mês seguido de deflação, após uma série de 21 meses de preços em alta. Na comparação com março de 2017, os preços registraram queda de 0,52%.

 

O índice considera 41 mil produtos únicos, que representam cerca de 80% das compras por meio deste canal. O cálculo é feito com base em mais de 3 milhões de preços mensais extraídos do Buscapé, plataforma que compara preços de mais de 25 milhões de produtos vendidos por 8,5 mil lojas, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce do país. Os dados também estão disponíveis no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

 

São monitoradas 146 categorias de produtos, classificados em 10 grupos. Destes, seis registraram deflação na comparação ante o mesmo período do ano anterior: telefonia (-13,58%), fotografia (-6,62%), informática (-4,09%), eletrônicos (-1,39%), moda e acessórios (-1,27%) e brinquedos e games (0,53%). Já os itens de casa e decoração (1,85%), cosméticos e perfumaria (1,79%), eletrodomésticos (1,12%) e esportes e lazer (0,80%) registraram inflação em abril. Nos últimos 12 meses, a inflação dos preços gerais, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 4,08%, indicando que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -6,8% em relação aos preços gerais da economia.

 

O ano de 2016 registrou os maiores picos de inflação desde o início da série histórica. De acordo com o CEO do Buscapé, Sandoval Martins, o cenário ainda é desafiador, mas as perspectivas do mercado estão mais positivas e isso impacta nos preços do e-commerce, que voltaram a registrar queda.

 

Nos últimos meses, smartphones, computadores e produtos de fotografia impulsionaram a deflação. “Alguns produtos mais antigos, mas ainda muito desejados por consumidores, registraram uma queda de preço expressiva nos últimos doze meses, como, por exemplo, o Iphone 6S, lançado em setembro de 2015, que chegou a custar R$3 mil e agora pode ser encontrado por R$2.199. Essa desvalorização é uma característica da cesta do varejo eletrônico”, afirma Sandoval Martins. Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.
 

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