IMG-LOGO

Preços dos móveis na Indústria sobem 24% em 12 meses, diz IBGE

Por Natalia Concentino - 04 de Março 2021
CD_de_moveis.jpeg

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias de Móveis, que mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, subiu 2,75% em janeiro, afirma o IBGE. Em dezembro a alta havia alcançado 1,47%.

De janeiro a dezembro de 2020 a alta dos preços ao produtor de móveis chegou a 21,08% e nos últimos 12 meses, incorporando agora janeiro, o índice é de 23,95%.

leia: A INDÚSTRIA DE MÓVEIS PRECISA RECUPERAR O PROTAGONISMO NO SETOR
leia: INDÚSTRIA DE MÓVEIS REGISTRA MELHORES ÍNDICES NO INÍCIO DE ANO

Esta taxa média reflete o comportamento da indústria neste período de pandemia. Aparentemente o aumento foi importante, mas ele reflete apenas parte dos custos com matérias-primas e insumos que vem subindo permanentemente desde a escassez observada logo depois do retorno das atividades pós-quarentena, no final do 1º semestre de 2020.

É possível prever que em 2021 a alta dos preços de móveis na indústria apresente índices bem superiores ao que foi verificado ano passado.

Comentários

Ari Bruno Lorandi

Jornalista profissional com mais de 40 anos de atividades. Atua em estratégias de comunicação e marketing no setor moveleiro há 30 anos. É Diretor de marketing do Intelligence Group do Brasil, empresa de comunicação e marketing com sede em Curitiba. A empresa publica a revista Móveis de Valor, Móveis de Valor Norte & Nordeste, Anuário de Colchões Brasil e criou a primeira TV do setor moveleiro no mundo em atividade desde 2008.