sindmoveis_arquivo.png

Parceria Sindmóveis/Movergs e instituto visa estimular inovação

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) firmaram uma parceria com o Instituto Hélice, tendo como objetivo transformar o ecossistema de inovação na região.

A colaboração se dá com o objetivo de trocar experiências e viabilizar ferramentas para a inovação aberta, tanto no instituto e nas entidades, quanto nas empresas por elas representadas.

 “A parceria do Instituto Hélice com o Sindmóveis e a Movergs representa um passo extremamente relevante para o amadurecimento não somente do segmento moveleiro, mas para o ecossistema de inovação da região, que passa a ser amplamente representativo e, definitivamente, deflagra a ambição da Serra Gaúcha como uma referência em inovação”, acredita Thomas Job Antunes, executivo do Hélice.

Para o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, a parceria deve fortalecer o desenvolvimento do setor, o que envolve todos os âmbitos da cadeia de madeira e móveis:

“Quando falamos em setor moveleiro, há que se considerar o desenvolvimento da cadeia como um todo, incluindo os fornecedores de máquinas, matérias-primas, acessórios e tecnologias. Nossa experiência mostra que um olhar ampliado é o que acaba por beneficiar também a própria indústria do mobiliário brasileira. Acreditamos na inovação como um processo que ocorre por meio do conhecimento e da colaboração e entendemos que existe uma transformação mais possível e palpável quando nos aproximamos de um ecossistema propenso a isso”, afirma.

Já para Rogério Francio, presidente da Movergs, o estreitamento de laços contribui para o debate sobre o futuro da cadeia:

“Agora, por exemplo, estamos em meio a um momento histórico incomparável e a nossa postura enquanto setor é que vai determinar se o segmento vai estar mais ou menos alinhado às necessidades do mercado no pós-pandemia”, explica.

leia: BOLSONARO RECEBE PLACA DA ABIMÓVEL EM BENTO GONÇALVES

Ações devem movimentar as feiras Fimma e Movelsul

Oficializada neste mês, a união do Hélice, Sindmóveis e Movergs está orientada em duas ações estratégicas, que devem envolver atividades de aprendizagem e suporte ao longo das feiras Fimma (Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis) e Movelsul, bem como no Fimma Inova, o programa on-line de inovação que a Fimma Brasil iniciou no último ano.

A primeira ação da parceria vai ser detalhada numa live na próxima quinta-feira, dia 22, às 19h, pelo canal da Fimma no Youtube: [youtube.com/fimmabrasil].

Participam da live o presidente da Movergs, Rogério Francio; o presidente da feira Fimma Brasil, Euclides Rizzi; os executivos da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC) Marcus Ronsoni, Carlos Klein e Daniel Ely; o executivo do Instituto Hélice, Thomas Job Antunes.

Sobre o Hélice

O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem contribuir na transformação do ecossistema de inovação na Serra Gaúcha. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Além disso, desenvolve processos estruturados de relacionamento com a comunidade, por meio de programas de conexão com startups, mentorias, eventos e capacitações.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato