Exportações de mobiliário voltam a superar dois bilhões de euros

As exportações portuguesas de mobiliário caíram 4%, mas voltaram a superar os 2,1 bilhões de euros em 2024, alçando este marco pela segunda vez consecutiva, de acordo com dados da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA).
No topo da lista de melhores destinos para o mobiliário português — cluster que inclui indústrias de mobiliário, colchoaria, têxteis-lar, cutelaria, cerâmica, iluminação e tapeçaria — estão França (com uma quota de 32%), Espanha (26%) e Alemanha (7%). As vendas para os EUA e Reino Unido ganharam terreno.
No entanto, um dos principais destaques do ano foi o mercado suíço, que registou aumento de 21,95% nas exportações em comparação com o período anterior, enquanto os Países Baixos apresentaram uma ligeira melhoria de 2%.
Apesar dos indicadores, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins destaca que “ao longo de um desafiante ano de 2024, o comportamento foi desigual nos principais mercados internacionais, com uma evolução global inferior em 4% ao ano anterior, refletindo sobretudo a desaceleração da inflação”.
Apesar de o mobiliário ter superado pela segunda vez os dois bilhões de euros em exportações no ano passado, o cluster está preocupado com a conjuntura nacional e internacional.
“O ano de 2024 confirmou as nossas expectativas de enorme instabilidade e imprevisibilidade”, afirma Joaquim Carneiro, Presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins. “A inflação, os constrangimentos na cadeia logística internacional e uma desaceleração generalizada do consumo impactaram significativamente as operações das nossas empresas”.
Fonte: https://eco.sapo.pt
Comentários