IMG-LOGO

Era de interoperabilidade muda a indústria da madeira

tecnologia-de-engenharia-e-conceito-de-fabrica-inteligente-da-industria-4-0.jpg
Imagem: Freepik

A ETML (European Tool-Machine Language) está revolucionando a indústria madeireira ao introduzir uma linguagem padronizada entre fabricantes para ferramentas e máquinas

 

Iniciado pela Eumabois e apoiado pela Vdma, o ETML foi desenvolvido e implementado em conjunto pelas principais empresas europeias, incluindo Ake, Biesse, Jso, Ima Schelling, Kohnle, Holz-Her, Homag powered by tapio, Leitz, Leuco, Scm e Weinig. 

 

Ao contrário dos sistemas proprietários, que limitam a troca de dados ao ecossistema de um único fabricante, o ETML permite a comunicação perfeita entre ferramentas, máquinas e plataformas de software de diferentes marcas. Ele garante dados de ferramentas consistentes, verificados e seguros em todo o ciclo de vida, desde a configuração inicial até a reafiação e reutilização. 

 

No coração do sistema está a "Smart Cloud", uma plataforma compartilhada onde os dados de ferramentas verificadas podem ser carregados, gerenciados e baixados diretamente para as máquinas. Um número de série exclusivo é atribuído a cada ferramenta compatível com ETML, permitindo identificação precisa, configuração eficiente da máquina e integração total em fluxos de trabalho digitais.   

 

"O ETML não é apenas um padrão: é uma mudança estratégica em direção à total interoperabilidade e transparência na produção de madeira. Ele desbloqueia novas eficiências e estabelece as bases para modelos de negócios digitais em todo o nosso setor", comentou Gian Luca Fariselli, chefe do Grupo de Marketing da ETML. 

 

Entre os "principais benefícios", o ETML oferece uma configuração de máquina/ferramenta mais rápida e segura; dados de ferramentas atualizados, mesmo após afiação; redução de erros humanos e tempo de inatividade; base para novos serviços digitais e modelos de negócios; Infraestrutura de dados segura e padronizada entre os fabricantes. 

 

leia: O futuro da indústria moveleira passa por soluções circulares

 

O ETML já está em uso pelas empresas parceiras listadas e é de livre acesso a todos os membros da Eumabois, tanto diretamente quanto por meio de associações nacionais como Vdma, Acimall ou outras associações europeias afiliadas. Você encontrará o estande da ETML na Área Vdma, na Ligna.FutureSquare (hall 12).  

 

A Eumabois é a federação europeia de fabricantes europeus de tecnologias para as indústrias da madeira e do mobiliário. Inclui as associações Acimall (Itália), Aimmap (Portugal), Aimsad (Turquia), Droma (Polônia), Evolis (França), Fmti (Áustria), Hbt (Suíça), Technology Industries of Finland (Finlândia), Vdma (Alemanha), Zsdsr (Eslováquia) e algumas empresas representando seus respectivos países. 

 

No total, a Eumabois representa os interesses de mais de 800 empresas que empregam 35.000 trabalhadores, com uma receita estimada de 7 bilhões de euros. Para uma apresentação completa das atividades da federação: www.eumabois.com.

 

Comentários