IMG-LOGO

Quem das cinzas construiu um império é com certeza Ícone Imortal

Por Natalia Concentino - 11 de Junho 2025

Continuando suas homenagens aos empresários Ícones Imortais do setor moveleiro, Ari Bruno Lorandi traz ao Cá Entre Nós dessa semana um resumo da trajetória de José Eugenio Farina. “Perder tudo em um incêndio é uma das maiores adversidades que alguém pode enfrentar, especialmente quando se trata do próprio negócio, mas ele não apenas superou essa tragédia — ele usou essa crise como combustível para crescer ainda mais”, afirma o apresentador.

 

Lorandi diz que transformar uma derrota em um triunfo tão grandioso, chegando a ser o maior produtor de cozinhas do Brasil, mostra uma capacidade rara de liderança e perseverança. “Era uma voz para ser ouvida pelos demais empresários, não apenas de Bento Gonçalves, mas de todo o país”, acrescenta.

 

“É preciso também lembrar um fato conhecido por poucos, o de ter desafiado uma gigante do setor de painéis, ameaçando produzir sua própria matéria-prima, se não houvesse um comércio justo, o que revela o espírito inovador e audacioso, que não aceitava barreiras e estava sempre buscando autonomia e excelência.

 

O sucesso verdadeiro não está em nunca cair, mas em sempre se levantar — mais forte, mais sábio e mais determinado.

 

Essa frase captura uma ideia profunda sobre a resiliência do empresário José Eugênio Farina e do seu processo de crescimento pessoal. Ela sugere que o verdadeiro sucesso não está em evitar falhas, mas em como lidamos com elas. Ao longo da vida, todos enfrentamos desafios e contratempos. O que distingue pessoas como Farina, que realmente alcançam o sucesso, é a capacidade de se reerguer após as quedas, com mais força, aprendizado e determinação”, segue o apresentador em seu comentário.

 

A homenagem a José Eugenio Farina você pode ver na íntegra pelo player acima.

 

leia: Veja quem é o 2º Ícone Imortal que merece ser reverenciado sempre

 

NOTÍCIAS

 

Produção de móveis oscila bastante no primeiro quadrimestre

 

A produção de móveis começou o ano com expansão de 4,8% na comparação com dezembro que havia apresentado queda de 4,7%. Em fevereiro oscilou 1,6% negativamente; recuperou-se em março com alta de 6%, mas voltou a cair em abril, com -3,7%. 

 

Este sobe-e-desce na produção espelha o comportamento do varejo que ainda atua sem uma direção definida, porém com viés de baixa. Pelo menos foi assim no primeiro trimestre. O resultado de abril o IBGE divulga nesta quinta-feira (12).

 

Shopee reforça sua presença no Brasil de Cima

 

A Shopee acaba de inaugurar um hub logístico em Porto Velho, Roraima, ampliando sua presença na região Norte do Brasil. Essa é a quarta unidade da empresa na região, que já conta com operações em Manaus (AM), Palmas (TO) e Belém (PA). O novo centro vai aumentar a capacidade operacional da plataforma e garantir entregas mais rápidas para consumidores e vendedores locais. No Brasil, a Shopee já opera 12 centros de distribuição, mais de 150 hubs de primeira e última milha, além de 2.800 Agências Shopee. E agora está abrindo o 13º CD na região metropolitana do Recife.

 

O 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi ainda traz mais informações com o quadro Saiu na Mídia, em que o apresentador repercute as notícias publicadas pelas empresas do setor nas redes sociais.

 

Clique no player acima e assista à mais uma edição completa do 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi.

Comentários