IMG-LOGO

Revista MV n° 221

Há quem diga que o setor moveleiro vive uma gangorra. E, se essa analogia é verdadeira, podemos dizer que neste momento a gangorra do setor está em baixa. Basta olhar para os números, objeto de análises nesta edição.

Enquanto o preço dos móveis no varejo subiu 23% nos últimos doze meses, até setembro, (é bom lembrar que o IPCA no período somou 7,1%), as vendas recuaram 12,5% no período, enquanto a produção da indústria caiu mais de 18%.

Porém, uma leitura mais apurada das nossas reportagens mostra um viés de alta. A começar pela Black Friday que está chegando e promete dar fôlego ao varejo. E este ano tem um impulso extra com a Copa do Mundo.

Outra oportunidade pode ser observada quando se olha o mercado por nichos, algo que a gente trata de forma recorrente na revista. A reportagem da editoria MV Observatório deste mês analisa o potencial dos PcDs. Dados do IBGE apontam que o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, mas ainda é raro encontrar empresas de móveis desenvolvendo produtos para este público. Assim, como não temos notícias de indústrias fazendo móveis para imóveis de locação, como os de Airbnb.   

O especial do mês aborda o universo dos móveis infantis, que exigem cada vez mais inovação e segurança. Embora o número de empresas que se dedicam a este nicho cresce pouco, sempre surgem novas propostas para atender aqueles que buscam algo a mais nos móveis voltados aos pequenos.

Mas, para perceber as sinalizações de mercado, as empresas, em especial as indústrias, precisam de foco na estratégia. Porém, da cerca de 80% das empresas brasileiras que criam estratégias, apenas 4% efetivamente executam as ações propostas. É o que mostra matéria da edição Gestão, que também aponta os benefícios da chegada do 5G para a indústria e varejo de móveis.

Esta edição mostra também que a Emma está ampliando seus investimentos no Brasil; que a Móveis Carraro acaba de ingressar no mercado de cozinhas (é o merchandising de nossa capa); que a JB Bechara lançou oficialmente sua linha de móveis sustentáveis.

Aliás, a sustentabilidade também é tema do caderno MV Decor, mostrando que a redução do impacto ao meio ambiente já é pauta em muitas empresas e a busca por materiais sustentáveis é incessante. Um exemplo é a nova coleção da Natuzzi, que usa fibra ecológica e fios de papel em seus móveis e tapetes.

Aproveite a leitura, inclusive na versão digital, onde sempre tem conteúdos bônus para nossos leitores.      

Fique por dentro

Cadastre-se e fique por dentro das principais notícias do setor