IMG-LOGO

Revista MV n° 227

Temos que mudar o escopo do que pensamos quando projetamos, pois se continuarmos fazendo produtos que destroem o planeta, isso não acabará bem”. A frase de Don Norman, autor do livro The Design of Everyday Thinks, é inquietante e nos leva a várias reflexões sobre como a sustentabilidade tem sido conduzida no setor.

 

Sustentabilidade, aliás, é o tema do Especial da edição deste mês e revela um panorama abrangente sobre o uso de novos materiais, novas formas de fazer design e usar os produtos, aborda a circularidade, logística reversa, implantação de políticas ESG, entre outros.

 

Também apresentamos cases de como o descarte de resíduos das indústrias é feito e alertamos sobre a obrigatoriedade da reciclagem, o que deve acontecer mais cedo ou mais tarde. Porém, o maior alerta é sobre a necessidade de se pensar o jeito de fazer os produtos, prevendo sua desconstrução pós uso e o reaproveitamento dos materiais.

 

E o tema esteve mais uma vez no centro das discussões das grandes feiras realizadas recentemente na Alemanha, como Interzum, Ligna e IMM Colônia. A exemplo do que se viu no Salão de Milão, em abril, na Itália, a busca por materiais mais sustentáveis pautou expositores de matérias-primas na Interzum e de máquinas na Ligna. Na IMM, os exemplos de produtos que trazem em seu DNA a circularidade são animadores.

 

Por aqui, a Móveis Brasil, realizada em Balneário Camboriú, em maio, também exibiu exemplos de que os moveleiros estão fazendo a lição de casa quando o tema é sustentabilidade.

 

Na editoria de Varejo, a pergunta que fizemos é: Como se reinventar em períodos de crise? Especialistas ouvidos apontam caminhos e destacam a diversificação como estratégia, e o uso de tecnologia e atração de clientes para o varejo como forma de movimentar o PDV.

 

No caderno MV Decor abrimos espaço para a cobertura do Salão de Gramado, que vem crescendo ao longo das edições e abre espaço para novos designers, através do Prêmio Salão de Gramado de Design, que fez sua estreia este ano no evento, sob a coordenação de Marta Manente, que escreve sobre o prêmio nesta edição.

 

Também mostramos que os brasileiros fizeram bonito na feira ICFF de Nova Yorque e se destacaram no iF Design, um dos prêmios de design de maior relevância internacional.

 

É o móvel brasileiro ganhando espaço no mundo, não apenas pelo seu design, mas também pelo viés da sustentabilidade.

 

Aproveita a leitura e não deixe de nos seguir nas redes sociais.      

Fique por dentro

Cadastre-se e fique por dentro das principais notícias do setor