IMG-LOGO

Revista MV n° 230

Quando olhamos para o gráfico do comportamento do varejo de móveis nos últimos 20 anos, o que fica mais evidente é que tradicionalmente o segundo semestre do ano é melhor que o primeiro. Será que 2023 romperá esta tradição? Os números de julho não são bons. O volume de vendas recuou 6,8% na comparação com igual mês do ano passado. Em sete meses estamos 7,2% abaixo do volume comercializado pelo varejo de janeiro a julho de 2022.

Os números são realistas. Os empresários otimistas. Foi o que se viu nas maiores feiras do ano, em Bento Gonçalves, o que poderia sinalizar um horizonte em efervescência, impulsionado pelas sinalizações de bons negócios com o mundo, criatividade e talento de profissionais do design, lançamentos, inovações e investimentos em tecnologia. O resumo de tudo isso você lê nesta edição que também traz uma reportagem especial sobre as inovações em tecnologia de ferragens, um item fundamental para tornar os móveis mais funcionais, com qualidade e durabilidade.

Outra pauta que frequenta nossas páginas é a que trata sobre o perfil dos consumidores. Conhecê-los melhor pé fundamental para atraí-los. O consumidor 60+ e os novos luditas são retratados na seção Tendências.

Em Economia mostramos que o Desenrola está trazendo de volta ao consumo milhões de brasileiros ex-endividados. Porém, a possibilidade de eliminar as compras “parceladas sem juros” pode impactar o consumo, preveem os economistas.

O setor de colchões também está em efervescência com eventos internacionais, uma pesquisa mostrando que ao consumidor está disposto a pagar mais por um colchão ecológico e, por outro lado, a circulação de Fake News que visam apenas afetar a imagem dos colchões, como revelamos na seção Bed Report.

MV Decor mostra que o design biofílico faz a reconexão com a natureza através da decoração; e o design dopamina, por sua vez, busca a felicidade através dos ambientes. A arquiteta e designer Gabriela Campos se inspira em obras de arte para criar móveis. E um estúdio de Curitiba sugere o uso de cores semelhantes em móveis e nas paredes. Por que não?

Mas tem muito mais informações em mais de 60 páginas de conteúdo nesta edição. E nos acompanhe também nas redes sociais, com o melhor conteúdo diário do setor moveleiro.

Fique por dentro

Cadastre-se e fique por dentro das principais notícias do setor