IMG-LOGO

Viagens e shows lideram as intenções de consumo do brasileiro

Por Marina - 21 de Fevereiro 2022
full-shot-travel-concept-with-landmarks.jpg

A pandemia afetou e gerou mudanças nos hábitos de consumo, entretanto, o avanço da vacinação contra a covid-19 serviu de estimúlo para a volta de alguns hábitos, como o retorno ás lojas físicas. Essa é uma das conclusões da terceira edição do Global Consumer Insights Survey, realizada pela PwC entre outubro e dezembro de 2021.

O estudo ouviu 9.370 consumidores de diferentes países, incluindo o Brasil, sobre a mudança de hábitos de consumo. A maioria dos participantes foi de millennials e da geração X, ou seja, entre 25 e 53 anos.

LEIA: CONSUMO: CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO CONTINUA EM QUEDA

O levantamento apontou que 44% dos brasileiros demonstraram o interesse em viajar nos próximos meses, bem acima do que a média mundial, que está em 31%.  Dentre esse percentual, 55% dizem preferir voos domésticos, enquanto 50% disseram não estarem seguros com viagens internacionais.

Outro ponto levantado foi a intenção dos brasileiros em ir a eventos esportivos e shows, com 47%, mais do que o dobro da média mundial, de 22%. Ambas as conclusões apontam para a ansiedade do brasileiro em voltar a fazer programas fora de suas casas.

Consumo e digitalização

Quanto ao consumo no Brasil, 62% dos consumidores afirmaram que se orientam pelo preço na hora de comprar. Dentre os entrevistados, 56% disseram que são ecofriendly – no mundo esse número está em 52%, e quase metade (48%) afirma estar otimista com a economia.

A pesquisa também mostrou que os consumidores estão dispostos a gastar mais nos próximos seis meses. Entre os setores com aumento na intenção de compras estão as viagens, eletrônicos, supermercado, roupas e comer em restaurantes e bares. Já as despesas com pedidos de delivery, entretenimento em casa e cursos online devem manter o mesmo percentual de interesse.

Nos próximos meses, os consumidores brasileiros estão mais propensos a irem a shopping centers (79%), frequentar a academia (60%) e restaurantes (81%). Entre os entrevistados, 77% disseram estar prontos para voltar ao trabalho presencial.

Por fim, o estudo divulgou que 75% dos consumidores se consideram digitais, mas, ao analisar os dados do Brasil, o número de compras online é de 45%. Nos últimos 12 meses, 36% dos brasileiros usaram o computador para fazer compras, enquanto 42%, o celular.

Comentários