IMG-LOGO

Atenção passageiros do voo 2023, o comandante está em voo cego

Por Ari Bruno Lorandi - 11 de Janeiro 2023

 

O comandante é o principal responsável pela qualidade do voo, independentemente das condições meteorológicas, mas se ele – por qualquer razão – perde o controle, cabe aos demais tripulantes dar conta da aeronave. 

 

O problema é que a tripulação de que estamos falando é formada por pessoas que estão brigando pelo queijo que seria oferecido aos passageiros durante o voo.

 

Então, pode-se dizer que a chegada ao destino previsto será difícil e com muita turbulência.

 

É verdade que alguns passageiros ainda acreditam no copiloto que veio de outra companhia, mas as chances de ele retomar o leme são pequenas.

 

Nós, os verdadeiros passageiros deste voo cego, vamos continuar andando inseguros por mais algum tempo, enquanto aguardamos que o novo congresso que toma posse em fevereiro dê o veredito de qual será a capacidade do controle do voo em terra, retomar a rota deixada pelo ex-comandante, garantindo um pouso suave ao voo que chegará ao seu destino em 2027.

 

Se isso não ocorrer, é melhor mesmo que Deus seja brasileiro. 

 

E, veja, nossa preocupação faz sentido porque o novo governo tem uma linha de pensamento muito diferente dos governos anteriores. Nos governos anteriores tivemos políticas de controle de gastos, redução do tamanho do estado, privatizações e flexibilização de leis trabalhistas.

 

Agora, estamos lidando com notícias de política econômica em que o estado quer ser o promotor da economia

 

A PEC da Transição colocou mais de R$ 150 bilhões em gastos anuais fora do teto. A resposta imediata do mercado foi o aumento das taxas de juros. 

 

O governo também falou em uma nova alteração da reforma trabalhista, em que os sindicatos participariam da construção das relações. 

 

Para o BNDES se fala da concessão de crédito com taxas subsidiadas para diversas empresas, o foi feito no governo anterior de Lula, na criação de empresas gigantes brasileiras, como as de Eike Batista, um dos piores exemplos.

 

Esses riscos fazem com que as taxas de juros subam, para controlar a inflação. E, com uma taxa de juros em patamares mais altos, a atividade econômica é muito prejudicada

Com juros altos não há como financiar investimentos, empresas, empregos, e o país não cresce.

 

Cá entre nós: neste momento, não haverá mais comandante nem tripulação neste fatídico voo que só decolou por circunstâncias que um dia serão esclarecidas, lamentavelmente tarde demais, e os brasileiros terão que recomeçar com o que sobrar do voo 2023, ou seria voo 13?

Comentários