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Avaliação do equilíbrio de gênero na indústria moveleira

Revisado Natalia Concentino - 30 de Março 2022
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De acordo com relatório Women in the Workplace da McKinsey, 87% das empresas americanas se descreveram como “altamente comprometidas” com a diversidade de gênero em 2019

Embora pareça que as mulheres estão cada vez mais assumindo papéis mais proeminentes na indústria de móveis, eu me pergunto o quanto realmente mudou desde então?

 

De acordo com o último relatório Women in the Workplace da McKinsey, 87% das empresas americanas se descreveram como “altamente comprometidas” com a diversidade de gênero em 2019 – um grande salto em relação aos 56% registrados em sua pesquisa inicial em 2012. Ainda assim, diz a consultora, há continua a ser um “degrau quebrado” no primeiro degrau da escada, com as mulheres sendo promovidas à gerência a taxas muito mais baixas do que os homens. 

 

Depois, há o esgotamento adicional causado pela pandemia, já que as trabalhadoras em todos os níveis voltam a cuidados não remunerados e a funções domésticas com mais facilidade do que seus colegas masculinos. O Índice de Mulheres no Trabalho 2021 da PwC estima que o impacto do Covid-19 fará com que o progresso feito em direção à paridade de gênero volte aos níveis de 2017 – e afirma que o Reino Unido já está significativamente atrás de outros países em sua parcela de mulheres em emprego em tempo integral (apenas 64 %, contra 89% dos homens). 

 

A Biblioteca da Câmara dos Comuns estima que a disparidade salarial entre homens e mulheres em abril de 2020 foi de 15,5% – e isso antes que o impacto da pandemia fosse realmente sentido.

 

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O mundo dos negócios pode pretender seguir uma agenda de igualdade, mas está claro que a realidade está um pouco por trás da retórica.

 

Como muitos setores manufatureiros, a indústria de móveis sempre foi, e continua sendo, dominada por homens. Com a mudança para a Indústria 4.0 prometendo remover muitas das barreiras restantes à entrada, há todas as possibilidades de que possamos ver um local de trabalho muito mais equilibrado no futuro - mas primeiro, o comércio precisa trabalhar em sua imagem e se tornar uma carreira mais atraente escolha às mulheres, desde a sala de aula. 

 

“As meninas não são oferecidas como opção de disciplina na maioria das escolas estaduais do Reino Unido”, diz a Dra. Lynn Jones, ex-chefe do departamento de móveis da Bucks New University. “Na “matéria” de arte e design das escolas, a fabricação de móveis é relativamente invisível. Quando estudei design e fabricação de móveis na universidade na década de 1980, eu era a única mulher. Hoje, os números melhoraram em alguns cursos de design de móveis e produtos, mas não na medida em que há um equilíbrio de gênero igual em cursos de fabricação de móveis – então não é surpresa que existam tão poucas mulheres e marceneiros não universitários.”

 

Uma vez que eles tenham começado neste caminho, diz Lynn, é vital mantê-los nele – já que crises de confiança, misoginia no local de trabalho e as diferenças salariais acima mencionadas podem tornar o progresso uma verdadeira luta árdua. 

 

“Muitas mulheres graduadas e não-universitárias, muitas vezes com diplomas de primeira classe e mestrados, acabam trabalhando em lojas, bares, cafés e outros trabalhos não relacionados e mal pagos, porque não pensam que são 'boas o suficiente' em fazer. Elas também saem da indústria moveleira com mais frequência do que seus colegas do sexo masculino, citando a discriminação nas oficinas como um motivo comum, então elas precisam ser mais inspiradas do que os homens para entrar e permanecer na indústria.

 

“Sempre haverá as pessoas que dão sorte, conhecem a pessoa certa na hora certa, encontram um bom modelo feminino ou se deparam com uma escola que tem um professor ou diretor que se preocupa com o assunto o suficiente para promovê-lo ou incluí-lo. É minha crença pessoal”.

 

*Por Paul Farley, publicada no Forniture News

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