IMG-LOGO

Diversificação é recomendável como estratégia antifrágil

artigo.png

Já é conhecido o benefício que a diversificação pode trazer a empresa que já atingiu uma posição de liderança no seu mercado e procura diversificar sua atuação para continuar a crescer. Além do crescimento adicional, existem outros benefícios como ganhos de eficiência operacional, defesa da posição concorrencial e maior fidelização na jornada do cliente. Elas podem ser implementadas de diversas formas, como na entrada de novos mercados, lançamento de novos produtos/serviços em mercados existentes, ou mesmo através da aquisição de outra empresa.

 

A diversificação pode ser utilizada também para outro fim, como o de aumentar a proteção e resiliência da empresa, um tipo de blindagem a situações caracterizadas por alta concorrência, incerteza e volatilidade. A ideia central é atuar simultaneamente em segmento de mercados que tem comportamentos distintos, e que desta maneira possa proporcionar um efeito de geração de valor por complementariedade compensativa. Nesse sentido, uma das estratégias mais implementadas pelas empresas é atuar simultaneamente com linhas de produto popular e de maior valor agregado, chamados também de low-cost e Premium. 

 

O mercado moveleiro, como a maioria dos mercados de bens duráveis que depende de crédito ao consumidor, é bastante sensível a influência dos ciclos econômicos. Diversos estudos mostram uma correlação negativa entre vendas do varejo de móveis e eletrodomésticos e a curva de juros…CONTINUE LENDO

Comentários