Por que a indústria está sofrendo? Acredito que tenho a resposta
É claro que o negócio de móveis não é fácil. Os seus cemitérios estão repletos de lápides de pessoas de fora que entram, acreditando que lucros fáceis estavam disponíveis com abordagens mais sofisticadas.
Não importa quão sofisticadas sejam as análises, a chave para o sucesso é fazer mais coisas lucrativas e parar de fazer ou tentar consertar as que não são.
À medida que me aproximo do fim da minha carreira e reflito sobre mais de 40 anos de observação dessa indústria, este é o meu conselho tanto para fabricantes como para retalhistas. Peço desculpas antecipadamente por não ser mais profundo.
Segmente seu mercado. Existem muitos caminhos para o sucesso, mas o caminho mais curto para o fracasso é tentar ser tudo para todos. É mais fácil vender mais aos seus clientes do que buscar mais clientes. Tente lembrar que o objetivo principal não é comprar móveis. É comprar um estilo de vida. As pessoas compram na esperança de viver uma vida mais confortável e satisfatória. Isso é o que os varejistas realmente deveriam vender, e isso se manifesta na forma de móveis.
Existem muitas maneiras de segmentar. Escolha um nicho e seja o melhor nisso. Conheça seu cliente ideal do ponto de vista dele – não do seu. Recomendo passar pelo menos um dia por mês andando no caminhão de entrega. Saia da loja e da fábrica e entre nas casas de quem compra seus produtos. Nada é mais útil do que entrar nas casas das pessoas.
Todo bom marketing começa com a diferenciação e a capacidade de contar sua história. Se você não consegue contar suas histórias, a diferenciação não importa. Parte disso são mensagens e parte são mídias. Não basta ter ótimos produtos. Seu marketing deve falar uma linguagem verbal e visualmente sofisticada que se conecte emocionalmente com os clientes e comunique por que seus produtos são diferentes e melhores?
A demanda por móveis é baseada na necessidade, função e moda. O desejo inevitável dos humanos de se expressarem se manifesta em seus móveis. Por isso precisamos estar na moda. O status é tão importante quanto a função. Os móveis são uma expressão de si mesmo e da identidade, tanto quanto as roupas ou os automóveis. Portanto, pode ser um ótimo negócio.
Então, vamos trabalhar para criar mais mercado?
Ah! Cá Entre Nós: Frequentemente me perguntam se tenho algo contra MadeiraMadeira. Não gosto de quem faz caridade com dinheiro alheio. Só isso!
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