IMG-LOGO

Reinventando o Setor Moveleiro: Tecnologias 3D e E-commerce

artigo.png
Imagem: Freepik

O setor moveleiro enfrenta desafios únicos, especialmente para pequenos e médios fabricantes e comerciantes. No entanto, esses desafios também oferecem oportunidades para inovar e repensar a maneira como fazemos negócios.

 

As tecnologias 3D têm revolucionado a maneira como interagimos com os produtos. Uma vitrine expandida que mostra produtos que não estão fisicamente presentes no ponto de venda, ou a capacidade de enviar um link de Realidade Aumentada a um cliente via WhatsApp para que ele possa visualizar um móvel em sua casa são apenas algumas das possibilidades.

 

Como bom exemplo de aplicação, é possível citar o live commerce, que ganha força com a disponibilização de links de Realidade Aumentada para que os clientes possam conferir os produtos em seu espaço antes de comprar.

 

Um aspecto positivo é que essas tecnologias podem ser integradas a praticamente todos os canais de comunicação por meio da disponibilização de QR Codes ou links para a experiência.

 

Dito isto, vamos examinar algumas tendências do e-commerce de móveis que estão moldando o futuro do setor:

 

  • Comércio 3D: com o crescimento da economia visual, os consumidores esperam uma experiência imersiva ao fazer compras. A mudança de visuais 2D para modelos 3D de alta qualidade é uma tendência que os varejistas não podem ignorar.
  • Experiência Mobile: o celular tem se tornado a parte mais crítica da experiência omnichannel. Para permanecerem competitivos, os varejistas precisam oferecer experiências de compras móveis convenientes e fáceis de usar.
  • Imagens de Estilo de Vida Personalizáveis: as imagens em contexto são vitais para os negócios de móveis e, com a tecnologia 3D, sua criação é muito mais econômica e escalável.
  • Experiência de Última Milha: com o crescimento explosivo do comércio eletrônico, os clientes esperam uma experiência de compra sem problemas. Os varejistas têm investido em soluções de automação para melhorar a gestão de transporte de última milha, a comunicação com os motoristas e a expansão omnichannel.
  • Machine Learning no E-commerce: o uso dessa tecnologia pode ajudar as empresas a automatizar processos demorados e caros, encontrar padrões nos dados e gerar previsões para construir um negócio mais lucrativo.
  • V-commerce: também chamado de comércio virtual, se refere à compra e venda de produtos usando tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada. As empresas que investem em AR estão no centro da próxima geração de experiências de compra.
  • Avaliações de Clientes: as avaliações online aumentam a confiança na compra e são essenciais para impulsionar a conversão em todas as etapas da jornada do comprador.

 

leia: Faça uma pausa... e saiba tudo sobre sustentabilidade
leia: Gigantes criam showroom virtual de móveis usando tecnologia RA

 

 

Transformação do setor moveleiro

 

Tantos recursos nos convidam a pensar fora da caixa. As possibilidades na aplicação dessas tecnologias são inúmeras. Imagine, por exemplo, um ponto de venda físico que não exibe um único item, mas em vez disso, demonstra todo o mix de produtos por meio da Realidade Aumentada. Essa abordagem disruptiva pode resultar em ganhos substanciais na operação, reduzindo a necessidade de grandes espaços para promoção de vendas.

 

Fato é que as tendências emergentes de e-commerce e as tecnologias 3D estão transformando o setor moveleiro. Ao abraçar essas inovações, pequenos e médios fabricantes e comerciantes têm a oportunidade de remodelar suas operações e oferecer aos clientes experiências de compra imersivas e personalizadas. É uma revolução que acontece aqui e agora e está mais acessível que nunca.

 

Diante de tudo isso, é hora de transformar a maneira como conduzimos nossos negócios. Você já está preparado para essa nova realidade?

 

*Por Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U, empresa parceira do Sindilojas-SP, única plataforma de centralização de informações e imagens sobre produtos do varejo brasileiro

Comentários