Sempre que uma nova edição é finalizada, a minha sensação como editora é de alegria. Mas, algumas edições me dão uma satisfação ainda maior. É o caso desta, onde temos uma super cobertura de feiras, que começa pela Interzum 2025, realizada na Alemanha, passa por feiras regionais, como Móvel Brasil, em Santa Catarina, até Movinter, em São Paulo.
A cobertura da Interzum ocupa 20 páginas e apresenta minha visão sobre as inovações que vi ao longo de uma semana nesta que é considera a mais importante feira mundial para tecnologia e suprimentos para móveis e colchões. Aliás, a área de colchões concentrou o maior volume de inovação e mereceu uma matéria à parte.
A principal preocupação dos expositores se concentrou na sustentabilidade, e isso ficou evidente no lançamento de máquinas com maior produtividade e menor consumo de energia, tecidos monofilamentos e com diferentes propriedades (com destaque para resfriamento), molejos que reduzem a quantidade de espuma no colchão, espumas feitas com recursos renováveis e que utilizam bioprodutos, e látex natural com certificação de origem orgânica. Tudo isso objetiva a logística reversa, que bate à porta das indústrias em muitos países e que, em breve, deve chegar ao Brasil.
E esta edição tem como tema especial os colchões, onde apresentamos um levantamento com o número de fabricas, onde elas estão concentradas e quantos empregos geram. Tudo com base em novo levantamento do Cadastro Central de Empresas, que agora leva em conta todas as empresas ativas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Receita Federal.
Também mostramos o desempenho das vendas de colchões no e-commerce e como a tecnologia, através de sensores e dispositivos, pode contribuir para um sono de qualidade. Além disso, apresentamos uma seleção de colchões inteligentes e destacamos a inauguração de uma fábrica para reciclagem de colchões inaugurada na França, com apoio da Ikea.
As empresas brasileiras estão atentas à sinalização do mercado e algumas, como a Castor, investem cada vez mais em produtos sustentáveis. Ou a Gazin, que aposta na agregação de valor aos seus produtos.
Mas esta edição tem outros conteúdos interessantes na editoria de Economia, que mostra como recuperar tributos pagos a mais; e a de Inovação, que destaca o uso de energia integrada ao design como uma tendência nos móveis.
E a editoria O Sucessor deste mês abre espaço para o case do jovem Diego Munhoz, considerado o arquiteto de uma sucessão bem planejada na Móveis Caemmum.
Aproveite a leitura e nos siga nas redes sociais.