IMG-LOGO

Um grego nordestino, um Ícone Imortal, irmão de coração

Por Natalia Concentino - 02 de Julho 2025

No Cá Entre Nós dessa semana, Ari Bruno Lorandi encerra sua série de homenagens aos CINCO ÍCONES IMORTAIS do setor moveleiro. E, como último homenageado ele escolhe Vikentios Kakakis, a quem ele carinhosamente chama de “um grego nordestino, um irmão de coração”. Mais que um homenageado por seu legado, Vik, como era conhecido, foi um grande amigo de Lorandi.

 

“Grego de nascimento, nordestino por escolha, Vikentios dedicou mais de 30 anos de sua vida à luta pelos interesses das indústrias moveleiras de Pernambuco e de todo o Nordeste. Seu amor pela região não era discurso — era ação.

 

Criou um distrito industrial para oferecer condições reais de assentamento às indústrias locais. Trabalhou incansavelmente para atrair investimentos de fora do Estado. Criou eventos, gerou oportunidades, deu visibilidade às nossas empresas.

 

Seu trabalho ajudou a colocar as indústrias nordestinas no radar do mercado nacional. Para citar apenas três eventos, fez a Utimóveis, reunindo indústria, varejo e consumidores; a Forind Marcenaria, reunindo fornecedores e marceneiros; e contribuiu muito para a realização da Movexpo, feira que sucedeu a antiga Movenor.

 

Ele entendia que o Nordeste precisava mais do que estrutura. Precisava de orgulho, de autoestima, de protagonismo. E foi isso que ele ajudou a construir.

 

Vikentios Kakakis foi mais que um nome forte no setor moveleiro. Foi um espírito incansável, que fez do Nordeste o seu lar e da luta pelo desenvolvimento regional, sua missão de vida”, enalteceu Lorandi em seu comentário.

 

A homenagem completa você confere no player acima.

 

NOTÍCIAS

 

Exportação 3,4%, Importação 7,4%

 

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio mostram que as exportações de móveis residenciais de janeiro a maio aumentaram 3,4%. No mesmo período as importações saltaram 7,4%, alargando mais o déficit na balança comercial do setor. 

 

Atenção a estes números: De janeiro a maio do ano passado, vieram da China 69,7% do total de móveis importados. No mesmo período deste ano os chineses mandaram para cá 87,6% de tudo o que o país comprou lá fora.

 

Por falar na China, vejam a evolução da energia renovável por lá

 

A capacidade de energia renovável em todo o mundo mais que dobrou nos 12 anos entre 2013 e 2024. No entanto, o progresso tem sido bastante desigual, com grandes capacidades sendo construídas na Europa, bem como enormes progressos na China - um país que foi historicamente (e continua sendo) associado ao carvão.

 

Somente em 2024, a China adicionou 445 gigawatts de capacidade renovável sem precedentes - respondendo por 60% das adições globais, aumento de 414%. As américas Central, do Sul e Caribe, apenas 95%.

 

leia: João, o homem que construiu muito mais que uma empresa

 

Quanto móveis representam no e-commerce brasileiro?

 

São números muito diversos, dependendo da fonte, mas os dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a partir do dashboard do comércio eletrônico nacional, confirmam que não passam de 12% do total comercializado pelo varejo no país. O MDIC registra R$ 11,4 bilhões em 2024 para quase R$ 100 bilhões do varejo total de móveis. São Paulo lidera no país com quase 40%.

 

Se depender das formigas pode faltar madeira no Brasil

 

Uma inimiga persistente desafia a produtividade e o equilíbrio das florestas plantadas no Brasil: a formiga cortadeira. Apesar de seu tamanho diminuto, essa praga representa um dos maiores riscos fitossanitários para o setor florestal, especialmente em cultivos de eucalipto e pinus, pilares da silvicultura brasileira.

 

Estima-se que o impacto econômico das formigas cortadeiras seja de milhões de reais ao ano em perdas diretas e indiretas.

 

Dados técnicos apontam que as formigas podem dizimar até 30% de um novo plantio se não forem controladas adequadamente.

 

No player acima você confere mais uma edição do programa 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi na íntegra.

Comentários