IMG-LOGO

Para eleger as marcas TOP 20 de 2024 faltam

Dias

Horas

Minutos

Segundos
INDÚSTRIA FORNECEDOR

O marketing da sua empresa está ancorado em 4Ps ou 4Cs?

Por Natalia Concentino - 18 de Novembro 2024

Nesta semana, Ari Bruno Lorandi, traz esse questionamento sobre marketing no Cá Entre Nós com o intuito de fazer os empresários pensarem sobre a evolução trazida pelos chamados 4Cs. Nesse conceito o cliente é colocado no centro das decisões e o apresentador traz dicas de como aplicar isso na prática. 

 

“Quem criou os 4Cs? O termo 4Cs foi popularizado por Robert Lauterborn em 1993, como uma resposta à visão mais tradicional dos 4Ps. Lauterborn propôs que as empresas deveriam focar em quatro elementos chave:

 

•Cliente (Customer): Entender as necessidades, desejos e comportamentos dos clientes.

•Custo (Cost): Considerar o custo total de aquisição para o cliente, incluindo fatores como tempo e esforço.

•Conveniência (Convenience): Facilitar a compra e o uso do produto ou serviço.

•Comunicação (Communication): Estabelecer uma comunicação bidirecional com o cliente, ouvindo suas opiniões e necessidades.

 

Os 4Cs do Marketing na prática

 

A transição dos 4Ps para os 4Cs representa uma mudança de paradigma no marketing, colocando o cliente no centro das decisões. Mas como aplicar esses conceitos na prática?

 

•Conheça profundamente seu público: Utilize pesquisas de mercado, análise de dados e ferramentas de CRM para entender as necessidades, desejos, comportamentos e dores do seu cliente.

•Crie personas: Crie representações fictícias de seus clientes ideais para personalizar suas estratégias de marketing.

•Personalize a experiência do cliente: Ofereça produtos e serviços personalizados, comunicação direcionada e experiências únicas.

•Crie uma comunidade: Estimule a interação entre seus clientes e crie uma comunidade em torno da sua marca”.

 

leia: Gamificação. Você ainda vai usar esta ferramenta na sua empresa

 

Notícia

 

Além do Cá Entre Nós, Lorandi ainda traz uma notícia sobre o prejuízo da Mobly no 3º trimestre. Já que a varejista divulgou seus resultados e apontou um prejuízo líquido de de R$ 24,3 milhões no 3º trimestre, alta de 26,3% em relação ao apresentado no mesmo período de 2023.

 

Essa piora no resultado é atribuída à queda na receita, mas é importante observar que se não houvesse melhorias operacionais e gestão dos custos fixos as perdas seriam ainda maiores.

 

A queda na liquidez durante o 3º trimestre foi acentuada devido ao pagamento de R$ 15 milhões em um processo que a empresa estava disputando com a União, envolvendo a incidência do IPI na revenda de importados.

 

O resultado financeiro líquido no 3º trimestre ficou negativo em R$ 300 mil.

 

Entrevista

 

A edição desta segunda-feira conta também com uma entrevista com Marcos Pazzini, pesquisador de consumo das famílias no Brasil. Sua empresa, a IPC Marketing, há 30 anos é especializada no cálculo de índices de potencial de consumo, com base em fontes oficiais.

 

Na entrevista, Ari Bruno Lorandi conversa com Pazzini sobre o potencial de consumo de móveis residenciais, fala sobre o tamanho do mercado e o que aconteceu para que a fatia de consumo de móveis reduzisse nos últimos 20 anos.

 

Confira o 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi na íntegra no player acima.

Comentários